Os primeiros comboios elétricos deverão começar a circular na Linha do Minho, entre Nine e Viana do Castelo, antes do verão, após a conclusão dos trabalhos de eletrificação da via. Segundo a Infraestruturas de Portugal (IP), a primeira fase da obra de modernização do caminho de ferro até Viana entrou na reta final.
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"Já no próximo mês de abril será realizada a colocação da catenária em tensão neste troço. Após esta ação, e durante cerca seis semanas, decorrerão os ensaios de catenária e tração, conforme os parâmetros de certificação europeia (especificações técnicas de interoperabilidade) e que, no final, devem ser formalmente reconhecidas pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes", informou fonte da IP, referindo que a operação comercial de material elétrico, da responsabilidade da CP Comboios de Portugal, possa iniciar-se antes do final do primeiro semestre deste ano.
44 quilómetros
Contactada pelo JN, fonte da CP declarou que a empresa "iniciará a circulação de comboios elétricos logo que a infraestrutura esteja disponível para esse efeito". Questionada sobre eventuais alterações programadas, no que toca a número de ligações, horários e introdução de serviços como o Intercidades e Alfa, a mesma fonte respondeu que "atempadamente anunciará o modelo de oferta a implementar". Em causa está a empreitada em curso nos 44 quilómetros da linha entre Nine e Viana, cuja conclusão e entrada em circulação de comboios elétricos o ministro do Planeamento de Infraestruturas, Pedro Marques, tinha anunciado para o final de 2018.
Chegada em junho
O governante esteve em Valença, em julho do ano passado, para lançar a segunda fase da obra e previu na altura que a linha recebesse, no primeiro troço, novas composições a tração elétrica antes de dezembro. Mas a via continua em obras e mantêm-se ainda em circulação comboios a diesel. Junho é agora o novo prazo anunciado para a chegada do comboio elétrico ao Minho.
Para o próximo ano, fica a sua incursão até à fronteira, depois de concluídas as obras nos 49 quilómetros de linha férrea que restam entre Viana do Castelo e Valença. De acordo com fonte da IP, a empreitada, que decorre desde julho de 2018, tem "conclusão prevista para o primeiro semestre de 2020".