A Capitania do Porto de Caminha anunciou que estão a decorrer operações de dragagem no portinho de Vila Praia de Âncora. Os trabalhos, há muito reivindicados pela comunidade piscatória local, começaram esta semana e vão decorrer até 21 de novembro.
Corpo do artigo
A operação tinha sido anunciada pelo Ministro da Agricultura e Pescas para o segundo trimestre de 2025, incluída num lote de dragagens de manutenção previstas em seis portos de pesca e de náutica de recreio da região Norte (Vila Praia de Âncora, em Caminha, Castelo de Neiva, em Viana do Castelo, Esposende, no distrito de Braga, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Zona Piscatória de Angeiras, no distrito do Porto).
Em causa está a dragagem ainda este ano de cerca de 40 mil m3 de inertes na barra e canal de acesso ao porto de pesca. A última operação tinha sido realizada em 2023 e os pescadores de Vila Praia de Âncora, queixavam-se que o assoreamento os estava a obrigar a ficar em terra e a atrasar a atividade, com uma redução de "30 a 40%" no número de marés de pesca.