O novo hotel projetado para o edifício da estação de comboios de Viana do Castelo começou a ser construído e deverá estar concluído em dezembro de 2024 e abrir ao público nos primeiros meses de 2025.
Corpo do artigo
Segundo adiantou ao JN, Rui Costa, administrador da empresa promotora do projeto, a Turilima - Empreendimentos Turísticos do Vale do Lima SA, foram iniciados nos últimos dias, os trabalhos preparatórios para as obras da futura unidade hoteleira, de 4 estrelas. O hotel que dará pelo nome de "Axis Avenida" disporá de 50 quartos e representa um investimento de cerca de cinco milhões de euros.
"A obra iniciada agora terminará no mês de dezembro do próximo ano. A abertura será no primeiro trimestre de 2025", informou Rui Costa, referindo que, por agora, decorrem "trabalhos preparatórios, porque houve necessidade de readaptar a parte [do edifício] destinada à CP. Às valências deles, novas bilheteiras, etc. Esse era um trabalho preliminar necessário para depois se começar propriamente com a obra do hotel".
O projeto de aproveitamento para atividade hoteleira de parte significativa da estação de comboios da cidade, construída no século XIX, resulta de um contrato de subconcessão do imóvel pela Infraestruturas de Portugal (IP), celebrado com a Turilima em 2022. Na altura, a IP garantiu que "o serviço de transporte ferroviário não vai sofrer alterações e a área destinada aos passageiros vai ser beneficiada".
Rui Costa afirma que "todas as valências que existiam na estação, continuarão a existir, quer as públicas, quer as de uso público, mas dentro da concessão da parte hoteleira". "Vai ter um restaurante, um bar e um hotel, mas a passagem dos passageiros e tudo o resto, manter-se-á inalterado". Aquele responsável, adiantou, de resto, que o projeto de arquitetura de interiores da futura unidade hoteleira, prevê "a temática dos comboios e dos caminhos de ferro, inclusivamente com utilização de algumas peças, algum acervo antigo, que nos são cedidos pela própria IP Património".