Faturação no verão ultrapassou valores de 2019. Emigrantes e regresso de turistas ajudaram na recuperação.
Corpo do artigo
Proprietário de uma loja de moda infantil em Braga há oito anos, Joaquim Cunha não se recorda de um verão "tão bom". Rosa Maria, funcionária de uma loja de calçado, diz que está a terminar a estação "quase sem tamanhos, o que é bom sinal". Lojista numa bijutaria, Inês Braga fala de um agosto "espetacular". De acordo com os dados das transações bancárias da SIBS cedidas à Associação Empresarial de Braga (AEB), o comércio local regista, desde maio, uma faturação acima dos valores de 2019, antes da pandemia chegar ao país, e a restauração, em julho, também superou os valores pré-covid-19. Por outro lado, a hotelaria, ainda, anseia por mais turistas (ver caixa).
De acordo com os dados da SIBS, o setor do comércio e serviços faturou 111,7 milhões de euros em maio deste ano, mais 5% do que em igual mês de 2019. O mesmo crescimento verificou-se em junho e julho. Em agosto, apesar de ainda não haver dados disponíveis, são esperados, também, "resultados positivos" no comércio, mas também na restauração e hotelaria, adianta o diretor-geral da AEB, Rui Marques.
No setor da restauração, a retoma já se deu no mês de julho. Os dados da SIBS indicam que foram faturados 7,2 milhões de euros, mais 4% do que em igual período de 2019. "Trabalhamos muito bem com os emigrantes e uma pequena percentagem de turistas espanhóis e franceses", conta Carina Vieira, proprietária de um café no centro histórico da cidade.
Inês Braga confirma que a retoma "muito se deveu aos emigrantes", mas também a "espanhóis e ingleses" que têm estado na cidade em turismo. Para Joaquim Cunha, a desilusão dos consumidores com as compras online foi, também, um fator que justificou os bons resultados de verão. "Muita gente foi enganada e já não quer comprar mais pela internet", elucida o empresário.
Apesar do ânimo de alguns comerciantes, há quem ainda não tenha recuperado o fecho de portas forçado pela pandemia. "O que nos safou foram as cerimónias, mas a faturação não é igual a 2019", lamentou Carolina Januário, lojista.
Quebra
Hotéis com retoma lenta esperam mais turistas
Ao contrário do comércio e da restauração, este verão, a faturação dos hotéis ficou aquém de 2019, antes da pandemia chegar ao país. Em julho, os alojamentos de Braga faturaram 1,4 milhões de euros, menos 22% do que em 2019, em período homólogo. Rui Marques, da Associação Empresarial de Braga, acredita que a vacinação ajudará na retoma do turismo nos próximos meses.