Jovem de Gaia anda pelas ruas a concretizar sonhos. Tudo começou em Santa Catarina, no Porto. Atualmente, tem uma audiência com mais de um milhão de pessoas no TikTok.
Corpo do artigo
"Quando a vida te der limões faz uma limonada", o ditado já é antigo mas encaixou na história de Lucas Rodrigues. O jovem que transformou um momento traumático numa oportunidade para se reencontrar.
Pode parecer estranho ser abordado por um "benfeitor" enquanto está na rua, mas é esse o papel que Lucas Rodrigues tem desempenhado nos últimos tempos, com o projeto "Lucas com estranhos". O jovem de Vila Nova de Gaia começou numa das artérias mais movimentadas do Porto, a Rua de Santa Catarina, mas atualmente a distância não é barreira para expandir a iniciativa.
Se porventura lhe perguntarem "como é que te posso fazer feliz?", responda o que tiver em mente. Lucas tentará tornar todos os desejos realidade.
https://d23t0mtz3kds72.cloudfront.net/2022/09/jn_12set2022_lukaswithstrangers_sarabo_eduardo_20220930203746/mp4/jn_12set2022_lukaswithstrangers_sarabo_eduardo_20220930203746.mp4
Do anonimato rapidamente passou ao estrelato e tem vindo a somar cada vez mais seguidores nas redes sociais. Neste momento, atinge uma audiência com mais de um milhão de pessoas no TikTok. A tarefa de ajudar quem não conhece começou numa brincadeira e por sugestão de uma amiga. Não se identificava com redes sociais e tudo começou depois de uma experiência aterrorizante, que o deixou quase um ano sem sair de casa. "Em 2020, vivi o pior momento da minha vida, fui assaltado e sequestrado durante horas num parque de campismo. Tinha cinco ataques de pânico por dia e fiquei com stress pós-traumático", contou Lucas. O jovem de 22 anos tentou recuperar com a ajuda de ansiolíticos, antidepressivos e sessões de psiquiatria.
No entanto, a verdadeira ajuda foi conseguida quando saiu à rua e voltou a falar com estranhos. A partir desse momento, Lucas passou a cruzar-se com inúmeras pessoas a quem perguntava como poderia proporcionar mais felicidade às suas vidas. Começou por dar abraços, comida, flores ou elogios. "Tinha 30 euros na conta, quando entrei nesta aventura. Não tinha margem para muito. Simplesmente, dava o que podia", contou.
Muitas parcerias
Hoje consegue concretizar sonhos maiores, graças aos inúmeros parceiros que se foram associando ao projeto. Exemplo disso é o caso de Mariana, uma menina de 16 anos que tem neurofibromatose e tinha o sonho de poder jogar futebol. Desde o contacto à concretização do sonho passaram três meses. "A Mariana já tinha desistido do sonho de algum dia poder voltar a jogar. Eram vários os desejos e neles estava o de conhecer o técnico Sérgio Conceição", recordou Lucas, que conseguiu uma cadeira de rodas adaptada e levou Mariana até ao Estádio do Dragão, concretizando-lhe o sonho.
Para o jovem, foi um dos casos mais marcantes: "Percebi que este é o caminho que quero não só para os vídeos, mas também para a minha vida". Mariana, visivelmente emocionada, explica que a previsão dos médicos é de que nunca mais voltará a andar e relembra, com entusiasmo, o dia em que foi surpreendida: "Nunca pensei que o Lucas me fizesse a pergunta que todos conhecem. Fiquei muito nervosa, não sabia o que dizer. Quando recebi a cadeirinha e voltei a jogar percebi que mais nada é impossível e que todos os sonhos podem ser concretizados".
Vídeos
Os vídeos de 30 segundos que são publicados no TikTok demoram em média dois a três meses a serem gravados. Até à gravação, o contacto é feito apenas com familiares para que a pessoa seja surpreendida.
Pedidos
Há muitas histórias que chegam através de pedidos deixados na caixa de mensagens do Instagram Lucas With Strangers.
Livro
Através do projeto, Lucas lançou recentemente um livro. O objetivo é ajudar cada vez mais pessoas: "Sinto que encontrei o meu lugar no Mundo. Sou útil a fazer as pessoas mais felizes".