Os CTT - Correios de Portugal vão lançar um conjunto de quatro selos alusivos ao compasso pascal transfronteiriço, Lanço da Cruz, que se realiza na segunda-feira de Páscoa, no rio Minho, ligando Valença e Tomiño, Galiza.
Corpo do artigo
Segundo comunicado divulgado esta sexta-feira pela câmara de Valença, o lançamento filatélico está previsto para dia 17 de abril, às 15 horas, no Arquivo Municipal de Valença.
Os quatro selos ilustram o rito secular que foi candidatado a Património Cultural Imaterial junto da Direção-Geral do Património Cultural de Portugal.
Milhares de minhotos e galegos juntam-se, todos os anos, nas duas margens do Minho, nas localidades de Cristelo Covo (Valença) e Sobrada, em Tomiño, para assistir aos barcos que atravessam o rio para dar a cruz a beijar ao povo vizinho.
A meio da tarde da primeira segunda-feira depois da Páscoa, e depois da visita pascal a Cristelo Covo, o pároco da freguesia entra com a cruz num barco de pesca, no Cais da Fonte, e vai até ao meio do rio.
Em Sobrado, o desfile dos "Chimpins", pequenos tratores enfeitados, com a cruz pascal, dirige-se para o rio.
O pároco galego, seguido de populares, embarca em barcos de pesca e, a meio do rio, encontram-se as duas cruzes, beijadas pelos párocos e comitivas.
A portuguesa segue para Sobrado e a galega para Cristelo Covo, para ser dada a beijar nas duas margens. A festa é animada por grupos de bombos, pandeiretas, castanholas, concertinas e gaitas de foles.
Os pescadores lançam as redes benzidas ao rio e todo o peixe que sair no lance é para oferecer ao pároco de Cristelo Covo.