Novo empreendimento de 80 milhões de euros vai ocupar zona de estacionamento situada ao lado de edifício com serviços camarários
Corpo do artigo
Quatro "torres" vão ocupar, em 2028, o terreno situado em frente ao hotel Meliá Ria, atualmente utilizado como estacionamento, que também "serve" os serviços municipais vizinhos. Com um investimento de 80 milhões de euros - que podem chegar aos 100, o Grupo Hóti Hotéis vai construir o complexo Golden Ria. Dois edifícios serão destinados a apartamentos, com 134 frações, e um terceiro terá 49 residências com acesso a serviços hoteleiros, denominando-se Golden Residence. Por último, o quarto bloco, ao lado da escadaria com a inscrição "I love Aveiro", acolhe uma nova unidade hoteleira - o Star inn, com 90 quartos, e o Star Studios, com 72 estúdios.
"Estamos a levar isto para um nível das grandes capitais europeias. Vamos trazer para Aveiro um segmento que ainda não existe, por exemplo, no Porto, mas que já começa a existir em Lisboa", explicou Ricardo Gonçalves, administrador do Grupo Hóti, esta quinta-feira, na apresentação do complexo, que decorreu no Meliá Ria, propriedade da mesma cadeia hoteleira. Para Luís Gomes, administrador da Hóti Aveiro, o projeto pretende "consolidar esta zona [Fonte Nova] como zona nobre na oferta de habitação".
Acima do solo, serão edificados 35 mil m2, distribuídos pelos quatro edifícios. Em cave, serão construídos 15 mil, com 450 lugares de estacionamento - dos quais, adiantou o Hóti Hóteis, "20% se destinarão ao reforço do estacionamento público, contribuindo para melhorar as condições na envolvente do Meliá Ria e do Centro de Congressos.
Em fase de consulta de construtoras, de acordo com Manuel Proença, presidente do grupo hoteleiro, a obra deverá começar, depois, "rapidamente", tendo um "prazo de execução de 30 meses" e previsão de conclusão ao longo de 2028. Ribau Esteves, presidente cessante da Câmara, congratulou-se com o facto de a autarquia "impulsionar o setor privado".
