Comunidade cigana celebra último Natal no "acampamento das Alminhas" em Viana
Elias Robalo e a mulher, Cristiana Rodrigues, foram este sábado com as cinco filhas à festa de Natal do "acampamento das Alminhas", onde residem, em Darque, Viana do Castelo. Safira é a mais velha, tem 15 anos, e seguem-se, por ordem decrescente de idade, Miriam, Stefany, Jasmim e Pricila, a mais nova com 10 meses.
Corpo do artigo
Todas receberam presentes oferecidos pela câmara municipal de Viana, numa iniciativa organizada em parceria com o Secretariado da Pastoral da Mobilidade Humana (SPMH), que acompanha aquelas famílias todo o ano. Mas a melhor prenda ainda está para vir. Será uma casa nova, um T4, num novo bairro em construção mesmo ao lado do acampamento, que deverá estar pronta antes do Natal de 2025. Serão 60 novos apartamentos.
Segundo Carlota Borges, vereadora da Coesão Social, Habitação, Juventude e Serviços Urbanos, cuja chegada foi aclamada pelas crianças como se de um verdadeiro Pai Natal se tratasse [coube-lhe a tarefa de entregar os presentes], a comunidade cigana começará a dar entrada na futura Urbanização Municipal do Carvalhal, que está a ser construída de raiz e de forma faseada, após o próximo verão. Por isso, esta terá sido a última edição da festa de Natal, ali promovida pelo SPMH desde 2013, em formato de acampamento com barracas e chão de terra batida.