
Quatro jovens portugueses morreram perto da fronteira suiço-francesa
Foto: Olivier Chassignole / AFP / Arquivo
A comunidade de Trancoso está em choque com a morte num acidente de viação de quatro jovens - dois rapazes de 16 e de 18 anos e duas raparigas de 18 anos -, que eram originários do concelho, mas viviam em Bulle, na zona de Friburgo, na Suíça. Nas aldeias do concelho, há muitos familiares e amigos que choram esta tragédia e, por essa razão, foram suspensas as iniciativas e as festas de Natal nos próximos dias em solidariedade com os pais que perderam os seus filhos.
Os dois casais morreram, na passada sexta-feira, num despiste seguido embate numa rotunda em Collonges, município francês próximo da fronteira da Suíça. O carro incendiou-se e os jovens Gonçalo e Julien não conseguiram escapar. Na rotunda onde aconteceu o acidente em França, foram colocadas, ontem, flores e uma vela em memória das vítimas. Em Portugal, o pesar e a comoção pela trágica morte alastrou-se às redes sociais, onde se multiplicam as mensagens de condolências.
Missa de homenagem
Além do presidente da República e da Câmara de Trancoso, também a União de Freguesias de Trancoso e Souto e a Junta de Freguesia de Tamanhos expressaram as "sentidas condolências às famílias e amigos dos jovens tragicamente falecidos".
"Este momento deixa-nos profundamente abalados e unidos na dor. Às famílias e amigos, enviamos a nossa solidariedade e força para enfrentar esta perda irreparável. Que as suas almas descansem em paz. Gonçalo, serás para sempre recordado. A tua partida deixa um vazio impossível de preencher, mas a tua lembrança viverá para sempre no coração de todos aqueles que te conheceram", escreveu a Junta de Freguesia de Tamanhos no Facebook.
Em memória das vítimas, vai celebrar-se uma missa na Tour-de-Trême, em Bulle. A eucaristia realizar-se-á às 11.15 horas de domingo, dia 14. "A missa está aberta a todos os que queiram associar-se a este momento de recolhimento e homenagem", pode ler-se no grupo do Facebook, Trancoso de Todos.

