Comunista João Rocha concorre contra o partido como independente à Câmara de Serpa
João Rocha, antigo presidente das câmaras municipais de Serpa e de Beja, revelou nas redes sociais que vai candidatar-se às próximas eleições autárquicas pelo Movimento de Cidadãos "Fazer Serpa".
Corpo do artigo
João Rocha foi presidente do Município de Serpa durante 33 anos, entre 1976 e 2012, tendo suspendido o mandato em 1 de novembro daquele ano, tendo sido substituído pelo vice-presidente Tomé Pires.
No ano seguinte concorreu à Câmara Municipal de Beja, tendo sido eleito e gerido os destinos da capital do distrito durante quatro anos, entre 2013 e 2017, tendo na segunda candidatura sido derrotado pelo socialista Paulo Arsénio.
João Rocha é militante do PCP e Membro da Direção da Organização Regional de Beja (Dorbe).
Na apresentação do movimento e da candidatura é referido que esta "é uma equipa que conhece o concelho e o decisivo papel do poder local no processo de desenvolvimento. Que quer fazer e acredita numa gestão de proximidade e participada, em ligação com as freguesias e valorizando os seus trabalhadores”, justificam.
A acompanhar João Rocha estará “uma equipa para resolver os problemas e uma enorme vontade de fazer acontecer e onde o planeamento, o investimento e o apoio às empresas, a ligação à população e às suas organizações são as principais linhas de força”, rematam.
Destacam que em causa estão as muitas potencialidades do concelho, que vão da agricultura ao turismo, passando pelo património, ambiente, cultura, educação e desporto, mas “é pelas pessoas, porque são elas que verdadeiramente fazem o concelho”, que se apresentam a eleições.
João Rocha é o quarto candidato conhecido para a corrida à presidência da Câmara Municipal de Serpa, depois de no dia 11 de dezembro de 2024 a CDU ter anunciado como candidato o ex-deputado João Dias. Em meados de janeiro, o Chega, apresentou como cabeça de lista Mário Cavaco, um ex-oficial da Força Aérea Portuguesa. Na segunda quinzena de fevereiro surgiu o nome de Ana Moisão, vereadora na Câmara Municipal de Serpa eleita pelo Chega em 2021, que agora é independente, como a candidata do PSD para as autárquicas. Ainda não é conhecido o nome do candidato do Partido Socialista à autarquia, que sempre foi gerida por comunistas.
Historial dos presidentes da Câmara de Serpa
O Município de Serpa teve até ao momento quatro presidentes: Satiro Costa Louzeiro (três anos) 1976-1979, João Manuel Rocha Silva (33 anos) 1979-2012, Tomé Martins Pires (nove anos) 2012-2021 e João Efigénio (quatro anos) 2021-2025, todos eleitos pela APU ou CDU, coligações lideradas pelo PCP.