No dia 19 de novembro, a Trofa comemora 26 anos da elevação a concelho. A autarquia preparou várias iniciativas, que decorrerão durante cinco dias, para celebrar junto da comunidade e a tradicional vitela assada não falta. Os festejos começam na próxima quinta-feira.
Corpo do artigo
Tal como já tem sido tradição, o município da Trofa "veste o seu traje de gala" para celebrar os 26 anos de passagem a concelho, que se assinala a 19 de novembro, feriado municipal. As comemorações começam no dia 14, a próxima quinta-feira, com a tertúlia “Uma conversa com ASAS e Raquel Campos Franco”, na Casa do Conhecimento, situada na antiga estação ferroviária da Trofa, pelas 18 horas.
Os festejos decorrem durante cinco dias e são várias as atividades programadas pela autarquia: caminhadas, concertos e exposições. No dia 15 de novembro, por exemplo, será inaugurada a Exposição "50 Anos a Reiventar a Educação e o Conhecimento", da Universidade do Minho.
Já no domingo, 17 de novembro, o dia começa com o Passeio de Bicicletas Antigas, pelas 10 horas, e com uma caminhada solidária, organizada pela Associação Coronado Runners, também com saída marcada para as 10 da manhã.
O último dia de comemorações é 19 de novembro, que começa com uma sessão solene comemorativa, no auditório do Fórum Trofa XXI, a partir das 10.30 horas. Segue-se o descerramento do Totem da Escultura “Gentes de Ferro", na Alameda da Estação, pelas 12 horas.
Ao final do dia, como já é habitual, será servida a tradicional vitela assada, nos parques de Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro.