A concessão das autoestradas A27 (Viana do Castelo-Ponte de Lima), A28 (Porto-Caminha) e A22 (Via do Infante, no Algarve) deverá mudar de mãos para uma empresa do grupo First Sentier Group.
Corpo do artigo
A Autoridade da Concorrência acaba de aprovar a aquisição por parte daquele grupo, da DIF Participations 4 Luxembourg Sarl (DIF 4) e da Fados II B.V. (Fados II), que controlam a Auto-Estradas Norte Litoral, concessionária da A27 e A28, e a Autoestradas do Algarve - Via do Infante - Sociedade Concessionária da A22.
O First Sentier Group, controlado pelo banco japonês Mitsubishi UFJ, detém já, atualmente, a Autoestradas do Douro Litoral, que explora as autoestradas A41, A32 e A43.
Recorde-se que, desde 1 de janeiro deste ano, a A22 está isenta de pagamento de portagens, e a A28 passou a ter também a partir dessa data troços isentos, entre Esposende e Antas, e entre Neiva e Darque, em Viana do Castelo. A A27 não tem cobrança de portagens. A julgar por operações idênticas anteriores, a mudança de mãos da concessão não trará implicações para os utilizadores das auto-estradas.
A Autoridade da Concorrência informa, através de um comunicado divulgado no seu site, que "recebeu, em 26 de setembro de 2025, uma notificação prévia de uma operação de concentração de empresas", que consiste na aquisição pela IIP Amaxi [uma sociedade de investimento controlada, de forma indireta, pelo First Sentier Group], do controlo exclusivo sobre a DIF 4 e a Fados II, em conjunto".
A nota adianta que o grupo de investimento global, que detém a IIP Amaxi, controla em exclusivo, em Portugal, "o Grupo Finerge, ativo no sector energético, da Magestop, responsável pela operação e manutenção de duas centrais de biomassa, e da Novae Investments, sociedade holding que tem como único ativo a AEDL - Autoestradas do Douro Litoral, que explora a Concessão da Douro Litoral, integrando três autoestradas (A41, A32 e A43)".
