Estão concluídas as obras no aeródromo de Vila Real para a instalação do Centro de Proteção Civil do Norte, bem como a da Comunidade Intermunicipal do Douro e também a municipal. Além de agregar estes serviços de proteção e socorro, vai acolher elementos da GNR.
Corpo do artigo
"A construção está pronta. Faltam apenas os arranjos exteriores", disse, ao JN, o presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Rui Santos. Acrescentou que os arranjos englobam a pavimentação, que não se pôde fazer no inverno. Logo que o tempo melhore poderão ser executados. Espera-se que a infraestrutura possa ser inaugurada ainda neste trimestre.
O anterior edifício do aeródromo não tinha melhoramentos há mais de 40 anos. O imóvel onde funcionam os serviços "já devia ter sido intervencionado há mais de 20 anos", segundo Rui Santos. Também "não correspondia às exigências do século XXI para albergar a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR".
A nova infraestrutura cria melhores condições para a operação de combate a incêndios florestais com meios aéreos, bem como para os operacionais da Proteção Civil e para as equipas do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana.