A Iniciativa Liberal (IL) prepara-se para "romper" nas próximas autárquicas com o movimento de Rui Moreira (que lidera a Câmara do Porto há três mandatos consecutivos), considerando que sem o autarca independente aquela estrutura acabou. Segundo o coordenador distrital dos liberais, Albino Ramos, o partido prefere ir a votos sozinho, nas eleições de 2025, para avaliar "quanto vale" na cidade berço do liberalismo. Mas admite aceitar apoios, desde que o programa seja liberal.
Corpo do artigo
"As próximas eleições autárquicas vão ser as mais importantes dos últimos dez anos, porque representam o fim de um ciclo", considera o coordenador distrital da IL, um partido que está representado no Executivo do Porto pelo vereador Ricardo Valente, com o pelouro das Finanças e Economia.
Rui Moreira já não pode recandidatar-se, em 2025, devido à limitação de mandatos. O que, para os liberais, será o fim do "Porto, o Nosso Movimento". "O movimento do Rui Moreira é o Rui Moreira. Sem o Rui Moreira acabou", defende Albino Ramos, acrescentando que "o movimento fazia sentido num panorama sem IL". "Mas agora há uma força viva liberal no Parlamento, com deputados que defendem a região, com ótimos quadros na cidade", sublinhou.
Por isso, a IL quer ir a votos sozinha e com o seu programa. "Queremos ir sozinhos, sem dúvida nenhuma. O Porto precisa de uma revolução liberal e não consigo olhar para um novo ciclo de 12 anos sem que a IL vá a votos. É muito importante que as pessoas possam votar na IL no Porto. Queremos saber quanto valemos ", justifica, ao JN , Albino Ramos.
Para tal, os liberais querem apresentar um programa assente sobretudo em três áreas: descentralização, urbanismo e mobilidade. "Se conseguirmos movimentar-nos de forma mais rápida, mais suave, com transportes mais eficazes e previsíveis, conseguimos viver mais longe do centro da cidade sem perder qualidade de vida. Diminui a pressão habitacional no Porto", exemplifica, adiantando que a IL quer discutir o urbanismo com os grandes académicos da cidade.
Propostas
Transportes
A Iniciativa Liberal defende uma verdadeira intermodalidade entre comboio e a mobilidade leve. E quer que seja colocada informação nas paragens sobre a hora prevista da chegada dos autocarros.
Espaços verdes
O partido pretende devolver os espaços verdes ao Porto, criando uma nova cultura de rua e reforçando a plantação de árvores.
Fiscalidade
Os liberais defendem ainda a simplificação fiscal, a redução de impostos e o combate a "taxas e taxinhas".