Concurso de Banda Desenhada desafia crianças a criar histórias sobre árvores
O Rotary Club de Oliveira de Azeméis está a desafiar crianças até aos 10 anos a criar uma história sobre uma árvore através de um concurso de banda desenhada. A iniciativa faz parte do projeto "Renascer Azeméis - Educar e Reflorestar", lançado na sequência dos incêndios de 2024.
Corpo do artigo
O concurso é aberto a crianças que completem 10 anos até 31 de dezembro e o objetivo é promover a interação com a natureza, a criatividade e a comunicação visual e escrita. Os autores dos três melhores trabalhos receberão um kit de explorador da floresta, e todos os participantes serão premiados com um certificado. Os trabalhos serão posteriormente expostos.
O prazo para entrega das bandas desenhadas termina a 31 de agosto e para obter a prancha e o regulamento, os interessados devem enviar um email para comunicacao.rotaryoaz@gmail.com.
O júri do concurso é composto por especialistas de diversas áreas, incluindo Jéssica Pires (ex-presidente do Rotaract), João Rebelo Martins (piloto de automóveis e ativista), Manuel Matos Barbosa (cineasta e autor de BD), Mário Rui Lopes (professor e gestor escolar) e Paulo Monteiro (artista plástico e ilustrador).
O projeto "Renascer Azeméis" já promoveu outras ações, como a distribuição de sementes, uma conferência com figuras como Arlindo Cunha (ex-ministro da agricultura) e Rui Ladeira (secretário de Estado das Florestas), e campanhas de sensibilização sobre a política dos 4R (Reduzir, Reciclar, Reutilizar e Repensar) e prevenção de incêndios.