Concurso literário infantil "Prémio Matilde Rosa 2025" tem inscrições abertas até 31 de maio

A história vencedora será publicada e lançada a nível nacional
Foto: Artur Machado
A Câmara Municipal da Trofa, com apoio do Instituto Camões, anunciou nova edição do Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2025, uma prova dedicada à literatura infantil. As inscrições já estão abertas e encerram a 31 de maio.
Corpo do artigo
Para serem aceites a concurso, os trabalhos terão de ser entregues em mão na Casa da Cultura da Trofa ou via correio, em carta registada com aviso de receção. No total, os vencedores receberão 5000 euros da Câmara Municipal da Trofa, sendo que o autor do melhor conto ficará com 2500 euros e a melhor ilustração terá um prémio com o mesmo valor.
A história vencedora será ilustrada pelo vencedor do prémio ilustração, tendo como finalidade a publicação e lançamento a nível nacional. Refira-se ainda que o concurso é destinado a autores maiores de idade, naturais, naturalizados ou estrangeiros devidamente legalizados e com residência comprovada há mais de 2 anos num dos países da CPLP.
O grande objetivo deste concurso, que teve início em 2002, é "incentivar a produção literária e promover a língua portuguesa como ferramenta de expressão cultural", como se pode ler no anúncio da competição. Além disso, honrar o legado de Matilde Rosa Araújo, "uma das mais relevantes escritoras de literatura infantil em Portugal".
O regulamento do concurso pode ser consultado em www.mun-trofa.pt ou em www.instituto-camoes.pt .
