
O ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz
Foto: Tiago Petinga/Lusa
Infraestruturas de Portugal e Município de Leiria assinam protocolo de colaboração para os planos de urbanização das zonas da atual e da futura estação.
Corpo do artigo
O concurso para a segunda fase da Linha de Alta Velocidade entre Lisboa e Porto, que abrangerá o troço Soure-Carregado, será lançado no final do primeiro semestre de 2026. O prazo foi assumido, nesta terça-feira, pelo vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Carlos Fernandes, durante a assinatura do protocolo de colaboração para a elaboração dos planos de urbanizações da nova estação de Leiria e da zona da atual gare.
O documento, celebrado entre a IP e o Município de Leiria, formaliza o início da elaboração daqueles planos, que irão abranger 344 hectares na envolvente à futura estação, a construir fora da cidade, na localidade de Barosa, e 89 hectares junto à gare atual, cujo edifício será requalificado para "uso público".
Leiria reivindica
No âmbito desses planos, está previsto um conjunto de acessibilidades, que incluirá a duplicação de parte da EN242, que liga Leiria e Marinha Grande, uma nova avenida entre essa estrada e a futura estação e o aproveitamento do troço da Linha do Oeste para "promover modos suaves" de mobilidade. O município reivindica ainda a duplicação do IC2 entre a zona industrial da Cova das Faias e a nó da EN109, a conclusão da circular externa de Leiria, a abolição de portagens em parte da A8, na A19 e no IC36 e a criação de "uma área de compensação ambiental" na Barosa.
"Algumas soluções devem avançar antes da entrada em operação da alta velocidade", adverte o presidente da Câmara, Gonçalo Lopes, considerando que o protocolo agora assinado "é o início de um processo transformador, há muito esperado por Leiria e por toda a região".
Presente na sessão, o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, exortou os autarcas locais a aproveitarem a alta velocidade para "desenharem uma mobilidade integrada" para o território, desafiando-os a avançar com um projeto de metrobus, para o qual prometeu financiamento.
