Condutores TVDE pedem intervenção das autoridades para evitar confusões com taxistas
Motoristas querem local próprio para parar na central de camionagem de Viseu e assim evitar confusões com os taxistas.
Corpo do artigo
Os condutores TVDE (Uber e Bolt) a operar em Viseu vão solicitar a intervenção da autarquia e da PSP para evitar incidentes com taxistas junto à estação de camionagem da cidade, como aqueles que ocorreram no início da semana. Um motorista da plataforma eletrónica de passageiros e dois taxistas envolveram-se em cenas de pancadaria, após o condutor TVDE ter apanhado um cliente na praça de táxis existente no centro de mobilidade e transportes, o que é proibido por lei.
Para evitar mais problemas, 27 condutores das plataformas juntaram-se para tentar arranjar uma solução pacífica. O advogado dos condutores anunciou entretanto que vai pedir a intervenção do Município e da PSP.
"Já houve pontapés, cuspidelas, tentaram riscar carros. Isto é desnecessário e resolve-se, provavelmente, com a criação de uma paragem [para largar e apanhar clientes], mas tem que ser perto da estação porque os passageiros têm o direito de entrar no veículo que chamam com as malas", defende o advogado Pedro Bandeira Pinho.
Ao JN o vereador da mobilidade na Câmara de Viseu, João Paulo Gouveia, diz que a autarquia ainda não recebeu qualquer pedido para ser criado um ponto de recolha para os TVDE na central de camionagem. O autarca compromete-se, todavia, a analisar o caso e a reunir "com as pessoas de forma a resolver o problema existente".