A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, em parceria com o Jornal de Notícias, vai prosseguir, a 23 de maio, com o ciclo de "Conferências de Gaia", desta vez com o "Fórum Social". Inscreva-se <a href="mailto:conferenciasdegaia@cm-gaia.pt">aqui</a>
Corpo do artigo
A iniciativa reunirá, no Auditório Municipal de Gaia, um destacado grupo de especialistas nas questões das políticas sociais, bem como no papel do Estado e das autarquias no lançamento e na implementação de novas medidas nesta área.
Com esta segunda conferência pretende realizar-se um grande fórum social que debaterá, assim, as problemáticas das cidades inclusivas e as estratégias de combate à pobreza e ao desemprego. Tudo isto tendo sempre como pano de fundo a obrigatoriedade de as instituições públicas garantirem novas formas de inclusão social, para promoverem mais igualdade, melhor acesso aos serviços e novas oportunidades, cumprindo assim a Constituição da República Portuguesa.
"Fortalecer o Estado social é um grande desafio que as cidades têm, hoje, de abraçar através do compromisso político no desenvolvimento inclusivo, participativo e universal", defende o presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, para quem "é fundamental colocar esta discussão em cima da mesa e apurar medidas concretas e práticas".
António Teixeira Fernandes, Luís Capucha, João Teixeira Lopes, Carlos Farinha Rodrigues e Álvaro Domingues são os oradores principais desta segunda conferência, com moderação de Inês Cardoso, subdiretora do Jornal de Notícias. O encerramento estará a cargo de José António Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia.
No ciclo de "Conferências de Gaia" pretende abordar-se algumas das mais importantes questões relacionadas com o futuro da Área Metropolitana do Porto e da região Norte, contribuindo para a reflexão estratégica sobre o posicionamento e a competitividade da região Norte no contexto europeu. Neste sentido, são discutidas questões políticas, sociais e económicas, de forma transdisciplinar, ambicionando-se, desta forma, originar um novo espaço de reflexão, conhecimento e ação que envolva os diferentes agentes institucionais.