Corpo do artigo
A disputa eleitoral em Mortágua afigura-se renhida. Nos últimos dois atos eleitorais, o PSD levou a melhor sobre o PS naquele concelho por pouco mais de dois pontos percentuais.
Em 2013, José Júlio Norte recuperou para o PSD uma Câmara que era socialista desde 1989. A cumprir o segundo mandato à frente dos destinos de Mortágua, já foi anunciado pelos sociais-democratas como candidato para as eleições autárquicas de 2021.
O PS volta a apresentar Ricardo Pardal para tentar recuperar a liderança do Executivo. Com um historial na chefia da Divisão de Administração Geral e Finanças daquela autarquia, o candidato já tinha sido cabeça de lista pelo PS em 2017, quando os socialistas ficaram a 129 votos do PSD.
Para 2021, surge também a candidatura independente de André Faustino, com o movimento "Renovar Mortágua". Natural daquele concelho, o candidato é doutorado pelo Baylor College of Medicine, no Texas, e é empresário na área farmacêutica.
Em 2017, o PSD venceu a câmara com 47,80% dos votos, elegendo três membros do Executivo. O PS ficou em segundo, com 45,50%, de que resultaram em dois mandatos. A candidatura do CDS reuniu 2,18% e a da CDU ficou com 0,64% dos votos.