“As irmãs da Congregação/Instituto Hesed (Misericórdia em hebraico), de origem brasileira, podem ser as novas habitantes do Carmelo do Sagrado Coração de Jesus”, revelou o Bispo de Beja, D. João Marcos.
Corpo do artigo
O Carmelo está encerrado desde 27 de setembro de 2022, quando as últimas freiras Carmelitas foram deslocadas para Sevilha, localidade de onde é originária a Ordem.
Ao JN, o Bispo de Beja revelou que a Ordem das Carmelitas “admite a vinda de um grupo de freiras de outra Ordem”, acrescentando que o Carmelo “já foi visitado por irmãs da Congregação Hesed, de origem brasileiras, que têm casas em Elvas e no Torrão (Alcácer do Sal), podem ser as novas habitantes do espaço”, concluiu.
“A mim e à Diocese interessa ter uma comunidade orante na cidade e no Carmelo. O assunto vai ser discutido por mim e outros meios da Diocese para uma decisão final”, lembrando que a Ordem das Carmelitas decidiu abandonar o espaço e a cidade “em virtude de não ter gente para reabrir o mosteiro. As irmãs que estavam no Carmelo estão agora em Sevilha”, justificou D. João Marcos.
No dia em que se cumpria um ano sobre o fecho do Carmelo do Sagrado Coração de Jesus, os portões aparecerem acorrentados e fechados a cadeado, tendo irmãs carmelitas vindas de Espanha e com a ajuda de leigas da Ordem Terceira de Beja, esvaziado todas as salas e a Igreja, transportando todos os bens para Sevilha.
Na altura, o Bispo de Beja justificou que “estou a par de tudo o que se está a passar. É tudo legitimo, não há segundas intenções. O património é da Ordem e não é nosso”, assegurou o máximo responsável da Diocese de Beja.
A fundação do Carmelo e a Congregação Hased
O Carmelo do Sagrado Coração de Jesus, foi fundado em Abril de 1954 por D.José do Patrocínio Dias, Bispo de Beja entre 1922 e 1965. Para refundar a instiutuição, vieram de Sevilha seis freiras carmelitas, quatro espanholas e duas portuguesas. O mosteiro foi edificado num terreno cedido por um casal de Beja, Maria e Francisca Cruz Martins, que também pagaram grande partes da obras de edificação do edifício, instalado numa propriedade com cerca de 7700 m2, localizada na principal entrada da cidade, no acesso de e para Lisboa.
A Congregação/Instituto Hesed dos Irmãos e Irmãs da Santa Cruz e da Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Cristo, foi fundada em 1997, na cidade de Fortaleza, no Estado de Ceará, no Brasil. Em 2021 foram abertas em Portugal as Casas de Elvas e do Torrão, esta última no concelho de Alcácer do Sal), na Arquidiocese de Évora.