
Congresso arranca este domingo e prolonga-se até quarta-feira, percorrendo nove espaços como o Edifício da Alfândega, o Palácio da Bolsa e o Estádio do Dragão
Foto: Artur Machado
Mais de 1300 dos maiores organizadores mundiais de eventos reúnem-se durante três dias, no Porto, em encontros distribuído por nove espaços como a Alfândega, o Palácio da Bolsa e o Estádio do Dragão. O Turismo do Porto e Norte estima que o 64.º Congresso Mundial da ICCA, que arranca este domingo, provoque um aumento entre 25 a 30% dos eventos do setor na região.
Corpo do artigo
Mais de 1300 dos maiores organizadores mundiais de eventos reúnem-se no Porto durante três dias, num congresso que se distribui por nove locais e que se espera que provoque um crescimento entre 25 a 30% na procura turística pela região.
A realização do 64.º Congresso Mundial da ICCA (International Congress and Convention Association) resulta de uma candidatura, há três anos, do Turismo do Porto e Norte de Portugal, com o apoio do Turismo de Portugal. "Chegamos à fase final com Seul, capital da Coreia do Sul, e o Panamá, o Porto acabou por ser o local escolhido", revela Luís Pedro Martins. Para o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, a realização do 64.º Congresso Mundial da ICCA "é uma conquista estratégica, que consolida o Porto e Norte como destino de referência para congressos, conferências e reuniões".
"É uma indústria que queremos continuar a promover, é um setor de alto rendimento com turistas que gostam de visitar locais e de regressar com as suas famílias", vinca Luís Pedro Martins, sublinhando o facto de o encontro reunir mais de 1300 dos maiores organizadores mundiais de eventos.
Acresce que, "normalmente, ocorre um crescimento entre a 25 e 30% dos eventos no destino que recebe o congresso". Segundo Luís Pedro Martins, "também abre novas oportunidades para outras cidades do Norte do país, que têm um grande potencial de desenvolvimento neste mercado".
Para que o encontro tenha impacto na região, o 64.º Congresso Mundial da ICCA, que arranca este domingo e termina na quarta-feira, vai realizar-se em nove locais, além do palco principal no Edifício da Alfândega, tais como o Estádio do Dragão, o Palácio da Bolsa e o Terminal de Cruzeiros, em Matosinhos.
