A Filarmónica União Oliveira do Bairro, actual Conservatório de Artes e Comunicação, em Oliveira do Bairro, está a atravessar uma grave crise económica. Para combater a falta de dinheiro, acaba de lançar uma campanha de angariação de fundos para fazer frente à crise que atravessa.
Corpo do artigo
Cada empresa ou particular pode ajudar com um donativo mensal de 50 euros ou mais, conforme a sua disponibilidade, por um período de 12 meses, com começo este mês de Fevereiro. O donativo insere-se na "Lei do mecenato educacional", explicou, ao JN, Miguel Ramiro, presidente da colectividade.
Segundo este responsável, "o Conservatório de Artes e Comunicação assumiu o compromisso perante o Ministério da Educação com o ensino articulado e supletivo, desde Setembro de 2009. Temos a funcionar, desde o início do ano lectivo, uma turma na escola de referência na 2/3 Dr. Acácio Azevedo em Oliveira do Bairro, em regime articulado, e também uma turma de regime supletivo e uma de iniciação, no Conservatório Artes e Comunicação".
Contudo, Miguel Ramiro explica que "no âmbito do financiamento previsto pelo Ministério da Educação, fomos notificados pela DREC que não iríamos obter para o ano lectivo 2009/2010 qualquer financiamento."
O presidente do Conservatório afirma ainda que "a situação tem gerado um défice financeiro, insustentável, dado que a escola não recebe outros financiamentos e a responsabilidade com os cursos é enorme".