A Câmara de Aveiro aprovou esta quarta-feira a abertura do concurso para a reabilitação e ampliação do Conservatório de Música - Calouste Gulbenkian, num investimento de 6,9 milhões de euros, informou a autarquia. Foi ainda aberto concurso para reabilitar escola de artes e adjudicada a requalificação do Museu de Santa Joana.
Corpo do artigo
O projeto contempla a construção de uma ala nova para a área de formação em Dança, salas de estudo individual e um novo hall de entrada com condições de acessibilidade universais, através de escada e elevador.
Este nova ala irá nascer no local onde se encontra atualmente a antiga sede da CERCIAV - Cooperativa para a Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Aveiro, que será demolida, pese a contestação do candidato do PS às próximas eleições, Alberto Souto, que chegou a avançar com uma providência cautelar para suspender o processo, mas a autarquia aprovou uma Resolução Fundamentada que assegura a continuidade do projeto e da obra, mantendo-se em apreciação a providência cautelar.
Na reunião de hoje, a penúltima deste mandado, a autarquia liderada pelo PSD/CDS adjudicou obras no valor de 14,6 milhões de euros, incluindo a requalificação do Museu de Aveiro Santa Joana, que vai custar 5,2 milhões e terá um prazo de execução de 540 dias.
Novo museu de Arte Cerâmica
O executivo municipal aprovou ainda a adjudicação da empreitada de remodelação do antigo edifício da Biblioteca Municipal, com vista à instalação do futuro Museu de Arte Cerâmica Contemporânea, por 4,7 milhões e um prazo de execução de 540 dias. O projeto inclui ainda a construção de um novo volume, com linguagem arquitetónica moderna.
Ainda na reunião privada desta quarta-feira, foi adjudicada a construção do novo edifício de apoio às Piscinas e Recinto de Feiras de Cacia, por 2,2 milhões e 540 dias de execução, e a requalificação do edifício da antiga Junta da Vera Cruz - Escola do Adro, por 809 mil euros, com seis meses para execução.
Foi ainda adjudicada a reabilitação das ligações Azurva - Esgueira e Alagoas - Santa Joana - Área 3, por 1,6 milhões e um prazo de execução de um ano.