Empreitada parou há mais de um ano porque a Infraestruturas de Portugal não concordou com plano da obra. Câmara espera aprovação da revisão do projeto.
Corpo do artigo
Depois de mais de um ano à espera, deverão começar no início de 2023 as obras do futuro viaduto sobre a A28, que vai ligar Cruz de Pau à Barranha, na Senhora da Hora. A última palavra é da Infraestruturas de Portugal (IP), mas ainda há voltas a dar.
Após ter sido chumbado pela IP, o primeiro plano de construção voltou à Câmara de Matosinhos. A Autarquia diz que receberá nesta semana o projeto do empreiteiro e, depois de devidamente autorizado, vai ao crivo da IP.
De acordo com a Câmara, para fazer o viaduto estava prevista a construção de um pilar no separador central da A28. Mas, para a construção desse pilar, era necessário condicionar as vias esquerdas das duas faixas de rodagem, "o que faria com que durante a empreitada, cerca de 52 dias, o trânsito ficasse condicionado".
O projeto foi chumbado pela IP, que pediu um novo, "de modo a que o projeto executivo diminua os constrangimentos na A28". O projeto foi refeito pelas mãos do empreiteiro "que está prestes a ultimar um novo". O processo vai ainda à IP. Se a resposta for positiva e rápida, a obra pode começar nos primeiros meses de 2023.
Entretanto, todo este processo burocrático faz com que, mais de um ano depois, os moradores continuem sem acessos ou soluções para chegar a casa.
Ainda recentemente, a Autarquia disse esperar que a construção da passagem superior para ligar a Barranha a Cruz de Pau retome rapidamente porque é "decisiva" para o concelho.
A obra arrancou em janeiro de 2021, mas foi suspensa em setembro desse ano devido a um "diferendo". "Há duas entidades que estão em discussão, mas depois há ainda a IP, que autoriza a obra dado estarmos a falar de uma infraestrutura sobre uma estrada que é da sua responsabilidade", ressalvou a Câmara.
Empreitada decisiva
"Trata-se de uma obra decisiva para garantir melhores condições de mobilidade. Reconheço que a paragem está a causar grande transtorno na vida das pessoas, que estão há muito tempo com acessos cortados. Peço desculpa aos moradores e apelo à tolerância e compreensão com a demora", dizia, há meio ano, Luísa Salgueiro.
Nessa mesma altura, a IP contou ao JN que a Câmara teria de "refazer o projeto de condicionamento, a fim de receber o aval e a autorização para avançar com a passagem por cima da A28". O novo projeto está pronto e falta saber com exatidão os novos prazos da tramitação. O plano prevê uma passagem superior sobre a A28 num investimento de 3,8 milhões de euros. Na altura do anúncio, a autarca disse que a futura travessia teria a forma de "M", relativo a "Matosinhos, mar e movimento".
A empreitada engloba a realização de um novo arruamento com cerca de 500 metros, uma passagem superior sobre a A28 com cerca de 42 metros de vão e a demolição/reposição da bancada do topo norte do Estádio do Mar.
O novo arruamento inicia-se junto à EB Estádio do Mar, serve a entrada do topo norte do estádio e o pavilhão dos desportos, com a reformulação da zona de parqueamento e termina numa nova rotunda de ligação à Barranha.
Detalhes
Trânsito na A28
A Infraestruturas de Portugal, entidade que tutela a A28, também ainda não deu o aval ao plano de obra e não quer que esta pare o trânsito na autoestrada.
Promessa
A empreitada, prometida pela Autarquia há uma década, arrancou em janeiro de 2021 para terminar nos 24 meses seguintes. Só que os trabalhos foram interrompidos em setembro passado e falta a IP aprovar que as máquinas voltem a ser ligadas para retomar o serviço. Porém, os desvios e cortes de trânsito junto ao Estádio do Mar mantêm-se há quase dois anos.