Consultas grátis de psico-oncologia já chegaram a 300 pessoas em Famalicão

A profissional refere que este apoio é necessário no início e na progressão da doença
Foto: Igor Martins
Já são 300 os doentes oncológicos e familiares diretos que têm consultas de psico-oncologia gratuitas, fruto de um protocolo entre o município famalicense e o Núcleo Regional Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Corpo do artigo
O apoio destina-se aqueles que manifestem dificuldades de natureza psico-emocional, em qualquer fase do percurso da doença ou do luto, auxiliando na gestão das emoções, medos e preocupações. Apoia ainda a tomada de decisões informadas ao longo do processo de tratamento, gestão do stress, ansiedade e depressão.
As marcações das consultas devem ser requeridas diretamente ao município e decorem nos serviços municipais de saúde.
Flávia Sousa, psicóloga da Unidade de Psico-Oncologia da Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte, refere que estas consultas são "um espaço seguro e de confiança, onde os pacientes podem expressar as suas dúvidas, medos e vulnerabilidades, contando com o apoio de profissionais que os ajudam a compreender e a gerir as emoções associadas à doença".
A profissional refere que este apoio é necessário no início e na progressão da doença. "O principal objetivo é promover a adaptação à doença e melhorar a qualidade de vida dos doentes e das suas famílias", afirma.
