Um projeto de construção de habitação a custos controlados ao abrigo do Estatuto Cooperativo, foi iniciado este sábado, na freguesia de Lanheses, Viana do Castelo, com uma cerimónia de lançamento da primeira pedra de dois futuros blocos habitacionais com 36 casas. Um investimento global de 5,5 milhões de euros.
Corpo do artigo
Segundo adiantou ao JN Albano Martins, responsável pelo acompanhamento da obra, a totalidade dos fogos, a construir no lugar de Casal Maior, no centro da localidade, já foram atribuídos para compra, na sua “maioria a residentes da freguesia para primeira habitação”.
A cooperativa implementará o regime de propriedade individual, previsto no âmbito do sistema cooperativo do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, em que o fogo de habitação é “transmitido ao cooperador através de um contrato de compra e venda”.
O projeto foi lançado em articulação com a Câmara de Viana do Castelo e, segundo Albano Martins, “o local e terreno foram encontrados num local central e de excelência de Lanheses”.
Neste momento, adiantou, “está a decorrer na câmara o projeto de licenciamento, estando já foi aprovado o projeto de arquitetura para a construção” das referidas primeiras 36 habitações. A construção será financiada por uma instituição bancária.