A programação de Natal no coração da cidade de Viana do Castelo inclui, este ano, mais iluminação, música e animação em torno do comércio de rua e atividades infantis, e vai prolongar-se até aos Reis.
Corpo do artigo
A decoração natalícia e luzes já brilham desde 9 de novembro, abrangendo novas zonas em relação a anos anteriores (30 ruas, seis praças e quatro rotundas), mas a partir de 6 de dezembro, o centro da cidade estará "em festa" com eventos e diversões em continuidade.
Uma das novidades é a expansão, pela primeira vez, do mercado de Natal a três espaços da zona histórica: Porta Mexia Galvão, Praça da Liberdade e Largo Maestro José Pedro. Até 5 de janeiro, estes pontos serão dinamizados por cerca de 30 artesãos locais e animação musical com filarmónicas, bandas de música, teatro e iniciativas para as crianças. Na Praça da Liberdade, junto ao rio Lima, será instalada uma pista de gelo e na Praça da República, habitualmente o epicentro da programação, com decoração alusiva, haverá um pequeno comboio de Natal.
O programa festivo "Viana Coração do Natal", organizado pela Câmara e pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC), divulgado esta segunda-feira em conferência de Imprensa, integra "mais de uma centena de atividades". O que, de acordo com o autarca local, Luís Nobre, representa "um esforço suplementar" em termos de investimento, numa altura em que Viana passou a fazer parte do "mapa das cidades que cuidam e se organizam para o Natal".
A dinamização do centro histórico, que visa ajudar ao comércio tradicional da cidade, custará em 2024 à autarquia "mais de 400 mil euros (mais 50 mil que em 2023)".
Luís Nobre destacou que, desde a inauguração da iluminação natalícia, que contempla espetáculos interativos de luz e música, de hora a hora a partir do final da tarde, na Avenida dos Combatentes, foram "registados fluxos excecionais" de público. "Tivemos excursões para a inauguração das iluminação, nacionais e da Galiza também. Isto é fantástico. Quem esteve lá percebeu que havia um ambiente multi-língua e o galego era bem percetível", notou o autarca, acrescentando: "[este ano] Queremos dar o melhor Natal possível a todos, nomeadamente ao comércio e à promoção turística da cidade".
Manuel Cunha Júnior, da AEDVC, referiu que aquela associação tem observado que o fluxo de visitantes tem sido oriundo "de todo o Norte do país" e que, no dia da inauguração, foi acolhida "uma excursão de italianos". Aquele responsável, anunciou a realização de iniciativas diretamente relacionadas com o comércio: um concurso de montras na cidade, um sorteio de vouchers para consumo em estabelecimentos locais e ainda a distribuição de 12 mil sacos reutilizáveis de pano alusivos à quadra pelos comerciantes. Destacou que o tecido comercial da cidade tem acompanhado a dinâmica da iluminação ter sido ligada mais cedo, decorando as suas próprias montras.
O vereador da Cultura Manuel Vitorino anunciou que "o Mercado de Natal", acontecerá então em três espaços da cidade, a partir de 6 de dezembro até 23, às sextas-feiras e sábados, das 12 às 23 horas, e, de domingo a quinta-feira, das 15 às 20 horas.
A programação natalícia incluirá momentos culturais como o espetáculo "A hora em que não sabíamos nada uns dos outros", de Peter Handke, pela Companhia Olga Roriz, no dia 7 de dezembro, no Teatro Municipal Sá de Miranda. E no dia 13, na mesma sala, a companhia Seiva Trupe apresentará "Himalaya: A Invenção do Sol".
No sábado, dia 14, destaque também para o concerto de Carolina Deslandes no Centro Cultural de Viana do Castelo.
Na semana de 16 a 23 de dezembro, no Espaço Linha Norte, no Estação Viana Shopping, é promovido o Mercado de Arte da AISCA. Na tarde de 21 de dezembro, será promovido um "Natal Solidário", com o motoclube "Barrigas Negras". E a chegada do Pai Natal está marcada para as 16 horas desse sábado, no Centro Cultural.
A 24 de dezembro, véspera de Natal, a Praça da República será palco do popular evento "Viana, Moscatel e Banana".
E também já está a ser programada uma festa de Passagem de Ano, para o Centro Cultural da cidade.