O corpo do quinto militar da GNR vítima do acidente no rio Douro, em Lamego, foi encontrado este sábado pelas 16.10 horas durante as buscas subaquáticas na zona onde o helicóptero caiu, na sexta-feira.
Corpo do artigo
O corpo de Tiago Pereira, de 29 anos, foi localizado durante as buscas que decorriam desde o início da manhã. O militar mais novo de entre as cinco vítimas mortais, e o único solteiro, estava desaparecido deste ontem, quando o helicóptero se despenhou no rio Douro, próximo da localidade de Samodães, Lamego.
"Durante as operações de busca, os mergulhadores da Marinha Portuguesa detetaram o corpo da vítima, tendo retirado a mesma da água até ao Cais do Hotel Six Senses Douro Valley, onde foi declarado o óbito pelo médico da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do INEM. O corpo será transportado para o Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses do Porto, pelos elementos da Cruz Vermelha Portuguesa", informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN) em comunicado, cerca das 17.30 horas.
Nas operações de busca, que decorreram desde o dia de ontem, "estiveram empenhados cerca de 315 operacionais, 69 viaturas e 20 embarcações", acrescenta a nota da AMN.
As buscas subaquáticas estavam a ser feitas por oito equipas de mergulhadores de várias entidades, bem como terrestres com operacionais apeados nas margens do rio. Estavam também três drones a fazer trabalhos aéreos.
O helicóptero de combate a incêndios florestais caiu no rio Douro na sexta-feira e transportava um piloto e uma equipa de cinco militares da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPC), que regressavam de um fogo no concelho de Baião.
Os militares têm entre os 29 e os 45 anos, três são naturais de Lamego, um de Moimenta da Beira e outro de Castro Daire, no distrito de Viseu.
O piloto da aeronave foi resgatado com vida, apenas com ferimentos ligeiros.
As causas do acidente ainda não são conhecidas. O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários tem uma equipa no terreno a investigar o acidente.