Iniciativa está a provocar "uma autêntica loucura" no concelho. Atletas e famílias esgotam cadernetas.
Corpo do artigo
Está a revelar-se um sucesso estrondoso a caderneta de cromos lançada há uma semana com as imagens de cerca de 450 atletas de sete clubes e associações desportivas do concelho de Moimenta da Beira. A febre é tanta que os livros e as saquetas com os cromos estão "a voar".
"A afluência tem sido enormíssima. Já não temos cadernetas para vender e já tivemos que pedir mais. Com este andamento, daqui a uns dias não temos mais cromos", revela João Silva, presidente do Clube Desporto e Recreio de Moimenta da Beira.
Segundo o dirigente desportivo, tem-se assistido a uma "loucura" no concelho, com pessoas atrás da caderneta oficial dos desportistas das Terras do Demo. "Os pais e meninos fizeram fila para comprar. É uma avalanche de pessoas a pedirem, entre atletas, pais, tios, avós", refere, explicando que muitos só querem encontrar as caras dos seus familiares. Já outros não vão parar até completarem a coleção.
O "fenómeno" é de tal ordem que quem tem cromos repetidos, sobretudo os mais novos, já os tenta trocar na internet.
A febre é tanta que neste Natal houve mesmo quem "comprasse a caderneta e 100 saquetas como presente para pôr na árvore", conta José Carlos Rocha, da direção do Clube Desportivo de Leomil.
A caderneta de cromos foi editada pela Câmara de Moimenta da Beira. Nesta primeira edição, foram lançados 300 livros e mais de 60 mil autocolantes com os rostos dos atletas federados do concelho nas modalidades de andebol, atletismo, cicloturismo, ginástica, futebol e futsal.
A coleção custou aos cofres municipais seis mil euros. As receitas das vendas revertem para as coletividades envolvidas. A caderneta pode ser comprada junto dos clubes por cinco euros. Cada saqueta, com quatro cromos, custa 50 cêntimos. A medida pode traduzir-se num retorno financeiro de 10 mil euros para as coletividades. Só o Clube de Desporto e Recreio de Moimenta da Beira vendeu mais de cinco mil cromos, conseguindo amealhar mil euros.
Agradecem ajuda
As associações agradecem esta ajuda extra do município, que chega num período festivo especial e numa altura em que os preços aumentaram em flecha.
"Esta receita vai ajudar muito. A inflação é grande e as despesas com gasóleo e as refeições dos atletas duplicaram. Quando antes gastávamos 200 agora gastamos quase 400", frisa José Carlos Rocha.
O sucesso da caderneta de cromos já levou a Câmara a equacionar o lançamento de mais material. Na calha pode estar ainda uma segunda edição, aberta a atletas não federados.
"Há mais atividades ao nível do desporto no concelho e quem sabe se elas podem vir a ser integradas", admite Hugo Bondoso, vereador do Desporto.