"Vamos ter mais um ano de sucesso!" É assim que Manuel Sá, presidente do Centro de Atletismo do Porto, apresenta a 9ª Shamir Corrida Portucale, que se realiza neste domingo, 14 de julho. Com inicio às 9.30 horas, a partida e chegada serão na Ribeira do Porto.
Corpo do artigo
A iniciativa conta neste ano com um recorde de inscritos. "Face ao ano passado, evoluímos bastante em termos de números. Este ano contamos com 1500 pessoas, e entre elas estão 150 estrangeiros", referiu Manuel Sá, na cerimónia de apresentação.
A prova será composta por uma corrida de dez quilómetros e uma caminhada de cinco. Antes, há espaço para os mais novos: "Vamos celebrar a Shamir Portucale dos Pequeninos, com 500 metros de prova, direcionada para as crianças dos 8 aos 10 anos". A 9ª Shamir Corrida Portucale possibilita ainda a participação de atletas do desporto adaptado em cadeira de rodas, e pessoas cegas e com dificuldades de visão, acompanhadas por guias do Projeto Sexto Sentido.
Organizada pelo Centro de Atletismo do Porto, que conta com 50 anos de existência, a prova tem apoio das câmaras de Gaia e do Porto. "Não somos uma organização com fins lucrativos. Fazemos esta corrida para alimentarmos a Escola de Atletismo Rosa Mota", explicou. "Sem esta corrida não conseguíamos sustentar a escola", acrescentou.
A atleta Rosa Mota marcou presença na cerimónia de apresentação. "É um orgulho e uma honra manter a prova ativa. Cada vez há mais pessoas ativas, e nós temos duas provas para todos os gostos. Desde o primeiro ao último somos todos importantes. Se não houvesse o último lugar, o primeiro não era ninguém. Todos eles são bons atletas", observou a campeã olímpica.
Jakeline dos Santos vem do Brasil e participa pela primeira vez na prova. Teve conhecimento da corrida através do filho que "mora cá há dois anos" e viu esta a notícia nas redes sociais. "Inscrevi-me para participar neste grande encontro e representar o meu país", contou.
O percurso da corrida dos dez quilómetros tem partida na Avenida Gustavo Eiffel, junto à Ponte de Luís I, atravessando o rio Douro pelo tabuleiro inferior. Em Gaia, passa pelas avenidas Diogo Leite e Ramos Pinto, e Cais de Gaia, fazendo o retorno junto ao Cais do Cavaco. Os atleta fazem depois o percurso inverso, estando a meta no Cais da Ribeira, no Porto, junto ao Cubo.
A caminhada de cinco quilómetros será só no Porto. começa também na Avenida Gustavo Eiffel, junto à Ponte de Luís I , e passa pela Avenida Paiva Couceiro. O retorno será junto à Ponte do Freixo, seguindo depos pelas avenidas Paiva Couceiro e Gustavo Eiffel e túnel da Ribeira. terminando também junto ao Cubo. Os mais pequenos têm a sua corrida com partida e chegada na Avenida Gustavo Eiffel, junto à Ponte de Luís I.
As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas através do site da prova ou no próprio local da prova, até à hora de partida. A corrida de dez quilómetros tem um custo de 15 euros, a caminhada de cinco quilómetros fica pelos 10 euros.