A Torre do Lidador recebe, a 2 de julho, uma prova de corrida vertical. Os atletas terão de subir os 400 degraus do edifício no menor tempo possível. A corrida é aberta a todos os interessados.
Corpo do artigo
Vai ser uma correria pelas escadas da Torre do Lidador, no centro da Maia. No próximo dia 2 de julho, a partir das 20 horas, o imponente edifício que integra os Paços do Concelho da Maia e que a voz popular batizou de "isqueiro BIC" vai receber uma prova de Corrida Vertical.
O que é? Na prática, os participantes têm que subir determinado número de degraus no menor tempo possível. No caso da Torre do Lidador, o desafio implica galgar 400 degraus, num edifício com 92 metros de altura e 20 andares. "É considerado o quinto mais alto edifício de Portugal e o maior da região Norte", sublinha a Câmara.
A corrida será disputada no interior da torre, em provas individuais de contrarrelógio, nas categorias de masculinos e femininos. Cada atleta sobe os degraus uma vez e os dez primeiros classificados ficam apurados para a etapa decisiva, que vai definir os vencedores.
Os espetadores poderão acompanhar o desenrolar da corrida através de ecrãs gigantes que vão ser instalados no exterior do edifício. "A prova é aberta a todos os que queiram participar, bastando para tal efetuar a inscrição na página do Facebook (corridaverticalportugal), brevemente disponível", acrescenta o Município, em comunicado.
A corrida vertical já se realizou em alguns dos edifícios mais famosos do mundo, como o Empire State Building, em Nova Iorque. Em Portugal, "a prova inaugural da modalidade aconteceu em agosto de 2015 no parque aquático Aquashow em Quarteira no Algarve, nas escadas do Free Fall, considerado o escorrega mais alto da Europa".
Na Maia, a competição integra-se nas festas da cidade.