São criadas três zonas a partir desta segunda-feira. Na vermelha, que corresponde aos eixos com maior pressão de estacionamento, a tarifa será de 80 cêntimos por hora.
Corpo do artigo
As novas regras de estacionamento na Costa da Caparica entram em vigor esta segunda-feira. O estacionamento pago passa a ter três zonas com tarifas distintas para “aumentar a rotatividade nas áreas de maior pressão”, defende a Câmara de Almada. Nas zonas verdes (eixos de baixa rotação), o preço será de 40 cêntimos por hora. Nas amarelas (eixos de média rotação), o valor a pagar ascende a 60 cêntimos por hora e, nas zonas vermelhas (eixos de alta rotação), a tarifa sobe para 80 cêntimos por hora.
Segundo a Câmara de Almada, as mudanças incluem vantagens para moradores e comerciantes. Será disponibilizado, gratuitamente, estacionamento em qualquer lugar, inclusive nos tarifados, a quem possuir dísticos de residente. Para quem não possuir este título, passará a existir uma maior oferta de lugares. Haverá, também, novos dísticos, como o de profissional para os trabalhadores independentes e o de Porta a Porta para as empresas de distribuição ou similares. Os títulos poderão ser pedidos apenas digitalmente.
Dísticos são gratuitos
Quem tem dístico de residente poderá estacionar em qualquer lugar (inclusive os tarifados) dentro da sua zona de estacionamento e numa zona confinante.
Para cada família, o primeiro dístico de residente é grátis e para famílias numerosas o segundo dístico é gratuito.