A época balnear já começou, mas a praia da Costa Nova, em Ílhavo, ainda está em alvoroço. Por um lado, a reposição dos passadiços de madeira não ficou concluída a tempo do início do verão. Por outro, nas imediações do areal, várias ruas estão a ser requalificadas, estando as obras ainda em curso. A Câmara Municipal justifica os atrasos com problemas de fornecedores e empreiteiros, mas garante que tudo estará terminado até ao final do mês.
Corpo do artigo
Quem chega ao areal principal da Costa Nova, nas últimas semanas, depara-se com passadiços desmontados, tábuas de madeira em montes e máquinas a trabalhar, perto dos bares de praia. É que está em curso uma empreitada de requalificação daqueles acessos de madeira, que não ficou concluída até 10 de junho, dia em que começou a época balnear. "Não encontrámos fornecedores com disponibilidade mais cedo. As pessoas esquecem-se que estamos a sair de uma crise económica e conjuntural brutal e que as empresas não conseguem dar resposta", explica, ao JN, João Campolargo, presidente da Câmara de Ílhavo.
O autarca garante que, apesar dos contratempos, a substituição dos passadiços "deve estar concluída no fim do mês, a tempo da época forte, que acontece entre julho e setembro". E sublinha que os acessos ao areal vão ficar beneficiados, inclusive "com zonas em que estão a ser instaladas pérgulas, para que seja uma praia acessível e pessoas com dificuldade de locomoção possam também usufruir dela".
Meses paradas
Nas imediações do areal, retomaram-se em força, nas últimas semanas, as obras de requalificação da Avenida Nossa Senhora da Saúde, que tinham sido iniciadas, em 2020, pelo anterior executivo camarário. "O anterior presidente decidiu suspender as obras no início da época balnear do ano passado. O que se passou foi que o empreiteiro, depois, só arranjou disponibilidade para retomar as obras este ano", justifica João Campolargo ao JN.
A empreitada em curso, que tinha um valor estimado de 561 mil euros, engloba toda a Avenida Nossa Senhora da Saúde, até ao cruzamento da Rua das Campanhas, além do passeio sul da Rua dos Banhos, a rua Eça de Queiroz - onde estão a ser construídas novas zonas de estacionamento - e a Praceta Nossa Senhora da Saúde.
O presidente da autarquia afiança que "a pavimentação vai começar a ser feita nos próximos dias" e que "tudo também deverá estar pronto no fim do mês".
Apoios de praia a meio gás
Dos cinco apoios de praia na Costa Nova na época balnear passada, este ano apenas dois estão abertos. Sem adiantar pormenores, Campolargo garante que há outros que "ainda devem abrir" - nomeadamente um novo construído na zona sul da praia - e que há alguns deles que "têm problemas para resolver".
"Os empresários, com a pandemia, não conseguiram investir como era previsto", conta o autarca. Campolargo garante, no entanto, que a segurança da praia - da responsabilidade dos concessionários - "não está comprometida" porque "a Câmara assegura as zonas dos bares que estão fechados".