A vila de Paredes de Coura vai viver, entre sexta-feira e domingo, mais uma edição da Festa da Truta, este ano celebrando também os 60 anos da morte de Aquilino Ribeiro (1963-2023), autor da obra "A Casa Grande de Romarigães".
Corpo do artigo
O evento gastronómico contempla, além da adesão de três restaurantes com truta nas ementas, showcooking com o chef Marco Gomes, novas abordagens à confeção daquele peixe de rio, convívios de pesca e animação infantil e musical, com concertinas e concertos de Luís Trigacheiro, Sons do Minho e do Grupo Raízes (Vila Verde).
"É a partir desta incontornável referência gastronómica que o município de Paredes de Coura dedica este fim de semana de 2,3 e 4 de junho à Festa da Truta", anuncia a Câmara de Paredes de Coura em comunicado.
A Autarquia escreve ainda que, neste ano em que se celembram 60 anos da morte de Aquilino Ribeiro (1963-2023), "nunca é demais recordar o autor de "A Casa Grande de Romarigães", unanimemente reconhecido como um dos livros mais marcantes da literatura portuguesa do século XX e um dos romances históricos mais notáveis da literatura europeia, e que registou de forma inigualável os seus dias pelo Alto Minho".
"Em Paredes de Coura, e à hora do almoço, vêm para a mesa as trutas do rio Coura, o rio mais truteiro do universo, azeitonas e bogas de escabeche, pão de milho e as demoradas conversas dos amigos que se encontram outra vez", cita o comunicado.
A truta será servida nos restaurantes Mouras, Miquelina e Casa do Xisto.