Cerca de 130 profissionais de saúde do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) estão infetados com covid-19 e cerca de 30 encontram-se em isolamento profilático.
Corpo do artigo
Os números foram avançados pelo diretor clínico do CHTV, Eduardo Melo, numa altura em que a situação "é difícil", classificou.
A unidade tem 253 doentes internados, em dez enfermarias, infetados com o novo coronavírus e 23 nos Cuidados Intensivos, "onde só já existe uma vaga", acrescentou.
Por dia têm sido internadas entre 20 a 30 pessoas com covid-19.
Às urgências, apesar de não existirem filas de ambulâncias, chegam todos os dias mais de 300 pessoas, das quais cerca de uma centena apresentam problemas respiratórios.
Enfermeiros sem condições para regressar a Portugal
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses lamentou que não estejam a ser dadas condições a estes profissionais para regressarem do estrangeiro.
"Os enfermeiros querem regressar de França, Inglaterra, Bélgica, mas não o vão fazer com um contrato de quatro meses, que é o que lhe propõem", explicou o sindicalista Alfredo Gomes.
O justo é contratos sem termo, definitivos, não precários e isto faria com que milhares de enfermeiros que estão no estrangeiro regressassem, argumentou.
O mesmo responsável denunciou ainda que muitos casais de enfermeiros, considerados trabalhadores essenciais, não têm, por exemplo, com quem deixar os filhos durante a noite.
"Esta não é a melhor forma de reconhecer o trabalho dos profissionais de saúde", afirmou Alfredo Gomes.
O diretor clínico do CHTV, Eduardo Melo, explicou que quando há casais de enfermeiros, um deles fica em casa para tomar conta dos filhos. Trabalham alternadamente e recorremos à intersubstituição", assegurou.
