
Segundo a autarquia, foram detetadas "elevadas taxas de infeção quer nos alunos, quer nos seus familiares"
Miguel Pereira/Global Imagens
O aumento de casos de covid-19 nos últimos dias levou a Câmara de S. João da Pesqueira a decretar a situação de alerta municipal e a ativar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil.
Nas escolas do concelho foram detetadas 26 infeções. Seis turmas de vários centros escolares encontram-se em isolamento profilático. O surto foi descoberto após um professor testar positivo ao novo coronavírus.
Segundo a autarquia, foram detetadas "elevadas taxas de infeção quer nos alunos, quer nos seus familiares, não se conseguindo nesta fase prever a extensão e os efeitos que esta situação poderá ter na comunidade nos próximos dias".
"É fundamental, pelo menos durante os próximos quinze dias, acompanhar atentamente a evolução da situação epidemiológica no concelho, tomando as medidas de contenção e mitigação necessárias para travar os surtos existentes e proteger a comunidade", acrescenta, em comunicado, o município liderado por Manuel Cordeiro.
A situação de alerta municipal entra em vigor à meia-noite, sendo acompanhada de um conjunto de medidas. Entre elas estão o cancelamento de todos os eventos promovidos pela autarquia e o encerramento de cafés e restaurantes às 0 horas. As sessões de cinema foram canceladas, assim como provas desportivas disputadas em recintos camarários.
