Manuel Machado (PS) e José Manuel Silva (coligação de Direita) consideram criação de postos de trabalho uma das prioridades, mas têm visões diferentes sobre o tema.
Corpo do artigo
Os candidatos do PS e da coligação Juntos Somos Coimbra (que junta sete partidos, entre eles o PSD e o CDS) elegem a criação de empregos e o apoio na criação de empresas como uma das prioridades para o próximo mandato autárquico. Enquanto Manuel Machado (PS) vê já alguns progressos, José Manuel Silva (coligação de Direita) entende que há muito a fazer e culpa a excessiva burocracia da Câmara.
"A nossa principal prioridade é apoiar a criação de emprego, empresas e postos de trabalho", enumera o candidato do PS (presidente da Câmara há oito anos), depois da apresentação do seu compromisso eleitoral, ontem ao final da manhã nas instalações do Coimbra iParque. E deu esse complexo como um exemplo do que tem sido feito. "Este parque esteve parado muito tempo e conheceu avanços nos últimos anos", defende.
Já o candidato da coligação vê Coimbra a atrasar-se em relação a outras. "Enquanto Braga cresceu muito nos últimos anos, Coimbra está a perder população, sobretudo na faixa etária entre os 25 e os 34 anos", destaca, considerando que as empresas não se fixam em Coimbra devido ao excesso de burocracia da Autarquia. "Temos boas empresas, mas precisamos de muito mais. O presidente da Câmara dá sempre o exemplo da Olympus, mas essa já estava no concelho", entende.
Dia da mulher
A campanha de ontem do Juntos Somos Coimbra decidiu homenagear o sexo feminino, distinguindo oito mulheres que marcaram a história da cidade. "É uma forma de marcar a presença de mulheres na nossa lista, onde temos sete candidatas a juntas de freguesia e uma candidata à presidência da Assembleia Municipal. Somos de longe a lista com mais mulheres a encabeçar candidaturas", aponta José Manuel Silva.
O candidato do PS incluiu, no dia de campanha de ontem, uma visita à Quinta do Celão, uma empresa de comercialização de produtos agrícolas na Adémia, nos arredores de Coimbra. "Uma das razões porque aqui quis vir foi para mostrar que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, Coimbra tem bastante produção e um volume de negócios interessante no setor primário", afirma Manuel Machado.
MAIS
Oito candidatos
Nas eleições mais concorridas de sempre em Coimbra, há mais seis candidatos para além de Manuel Machado e José Manuel Silva. CDU, Cidadãos por Coimbra, Iniciativa Liberal, PAN, Chega e coligação Coimbra é Capital (PDR-MPT) são os candidatos.
Muitos repetentes
Manuel Machado candidata-se pela sétima vez, Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra) pela quinta, Francisco Queirós (CDU) pela quarta. José Manuel Silva repete a candidatura de 2017. Filipe Reis (PAN), Miguel Marques (Chega), Tiago Ribeiro (IL) e Inês Tafula (Coimbra é Capital) são os estreantes.