Criadas 250 vagas nos centros de saúde para atender doentes das urgências
A Unidade de Saúde Local de São João criou 250 vagas nos centros de saúde para atender doentes de pulseiras azuis ou verdes, cujos cuidados podem ser prestados em centros de saúde, aliviando, assim, as urgências. O primeiro dia do projeto "Ligue Antes, Salve Vidas" correu sem sobressaltos no Hospital de São João.
Corpo do artigo
É assim desde esta terça-feira. As urgências do Hospital de São João só atendem doentes referenciados pela linha Saúde 24. Quem não o tenha feito e, ainda assim, compareça, é convidado a ligar pelo seu telemóvel ou a usar um telefone amarelo, colocado no exterior, com acesso direto àquele apoio telefónico, através do qual será atendido por um profissional de saúde, que o reencaminhará para os cuidados de saúde mais adequados face aos sintomas.
"Um hospital de fim de linha como o nosso precisa de tempo para tratar os seus doentes. Por isso, pedimos ainda mais insistentemente que liguem para a linha Saúde24, que vai orientar para autocuidados, para os centros de saúde já com hora marcada ou para a o Centro de Atendimento Clínico (CAC) do Hospital da Prelada", explica Cristina Marujo, diretora do Serviço de Urgência do Hospital de São João.