Um menino de quatro anos morreu, sábado, na localidade de Alverca da Beira, no concelho de Pinhel, ao escorregar de um trator que era manobrado pelo pai e cair dentro de uma trituradora de mato, em funcionamento, atrelada ao veículo agrícola.
Corpo do artigo
O acidente aconteceu perto do meio dia, num terreno de olivais, em Alverca da Beira, propriedade do pai, Filipe Pires, engenheiro de 36 anos e dirigente da Adega Cooperativa Beirra Serra de Vila Franca das Naves, Trancoso, concelho onde reside.
Dirigiu-se de trator para o terreno e levou os filhos, um menino de 4 anos e uma menina de 7, que presenciou tudo.
"O pai, doido pelos filhos, levava-os para todo o lado e era habitual transportá-las em cima do trator", contou ao JN Fernando Madeira, afilhado da avó da vítima.
Segundo relata, a menina seguia no trator, junto ao pai, e o menino, António Manuel, estava sentado atrás, em cima da bateria.
"O pai, ao passar com o trator rente a uma oliveira terá dito à criança para se baixar, mas a criança escorregou e caiu dentro da trituradora", conta José Henriques, primo da família.
Quando os bombeiros voluntários de Pinhel chegaram "o menino estava preso entre as lâminas do triturador de mato e sem vida", confirmou ao JN o comandante, José Santos.
"O pai estava completamente desorientado e em estado de choque, assim como a avó das crianças que chegou entretanto", acrescentou o comandante. Os psicólogos do INEM do Porto foram acionados.
A GNR está a investigar e Filipe Pires poderá responder por um crime de homicídio por negligência.