Dos céus de Guimarães foi visível, às 11 horas desta quarta-feira manhã, o logótipo da Capital Europeia da Cultura.
Corpo do artigo
As 2012 crianças dos 19 agrupamentos de escolas de Guimarães e Vizela participaram no evento que contou com centenas de populares que assistiram ao certame, no campo de S. Mamede, junto ao Castelo da Cidade.
A Tempo Livre e a Fundação Cidade de Guimarães reuniram as crianças, vestidas a rigor, com o coração da CEC ao peito, e com a bandeira de Afonso Henriques como pano de fundo. A coreografia, envolveu o desenho do coração, primeiro vermelho e depois azul. A cor foi o tom da manhã, em Guimarães. Um helicóptero sobrevoou, igualmente, os céus de Guimarães, a pedido da organização, no sentido de registar o momento para recordação futura.
No segundo momento da coreografia, pôde ler-se "Faltam 200 dias", e, para finalizar, "Guimarães 2012 CEC". Seguiu-se um momento musical e a largada de 2012 pombos brancos, numa alusão à simbologia daquele número.
Ao longo do evento foram também apresentados outros eventos para 2012.
Cristina Azevedo, presidente da Fundação Cidade de Guimarães destacou a presença das crianças " e comunidade escolar que já têm participado nos eventos" da CEC. "As escolas estão já a trabalhar este tema há algum tempo, e hoje tiveram a oportunidade de desenvolver aquilo que é uma festa também", sublinhou.
A importância da CEC para Guimarães também foi destacada, numa cidade "que se quer desenvolver no contexto de pequenas e médias cidades europeias, porque Capital da Cultura é e será sempre uma festa.
A CEC arranca a 21 de Janeiro de 2012, mas a organização teve "o cuidado de preparar uma série de eventos, extensivos, em 2011".
Capital da Cultura no Guinness
A Fundação Cidade de Guimarães e a Tempo Livre anunciaram igualmente a realização de outras iniciativas, de cariz desportivo, nomeadamente uma maratona de "Spinning", que pretende entrar para o livro de recordes Guinness. Os eventos terão lugar em e 2012, ano oficial de Guimarães Capital Europeia da Cultura (CEC).
Para além deste evento, realiza-se também a "Caminhada Solidária 2012 CEC", "Conhecer Guimarães em bicicleta" e "2012 minutos a nadar". António Magalhães, presidente da Câmara Municipal, destacou a série de eventos a realizar: "Mais uma vez se verificou, que desde que a logística esteja preparada a tempo e horas, todos correspondem e farão parte de um espectáculo fantástico, que é o queremos fazer em 2012".
O autarca destacou ainda "Guimarães é um Concelho muito jovem, ao contrário do que acontece noutros pontos do país, nós temos essa riqueza que deveremos aproveitar até à exaustão".