Fardados de militares ou vestidos com as cores da bandeira de Portugal: é assim que os alunos e pessoal docente e não docente da Escola de Educação Básica1/Jardim de Infância (EB1/JI) de Nossa Senhora das Neves, concelho de Beja, vão celebrar os 50 anos do 25 de Abril.
Corpo do artigo
No próxima quinta-feira, a partir das 10 horas, o hastear da Bandeira Nacional, na sede da Junta de Freguesia da aldeia, localizada a cinco quilómetros de Beja, fica marcado pela “formatura” de crianças e adultos da Escola EB1/JI.
Acompanhados pela Banda da Sociedade Filarmónica Capricho Bejense, cantarão o hino nacional, a incontornável canção “Grândola Vila Morena” e outras alusivas ao 25 de Abril. Depois, pelas ruas de Nossa Senhora das Neves, haverá um desfile dos “militares de Abril” da Escola EB1/JI acompanhadas da Banda da Capricho, ao som da “Marcha do MFA”.
Francisco Pardal, presidente da Junta de Freguesia, justificou que “é importante incutir nos jovens valores como Liberdade-Democracia-Igualdade, por forma a saberem o que levou os militares a levarem a cabo a revolução”, acrescentando que é relevante “criar melhores alunos, melhores e mais justas pessoas”, concluiu.
Desde o início do ano que o tema dominante na escola tem sido a Revolução do 25 de Abril, com os docentes a explicarem aos alunos como esta data alterou a vida dos portugueses.