Arranca esta sexta-feira, com 39 viaturas e 105 participantes, a 14.ª edição do Raid do Bucho e Outros Sabores, organizado pelo Clube Escape Livre, da Guarda. E começa com um passeio todo-o-terreno para as crianças e jovens da Aldeia SOS daquela cidade.
Corpo do artigo
Novidade no programa deste raid, esta ação no âmbito da responsabilidade social do Escape Livre promoverá o mais recente projeto das Aldeias de Crianças SOS, "O Acolhimento Familiar", uma resposta social para crianças e jovens em perigo.
Pretende-se, assim, uma inclusão social e a oferta de um crescimento equilibrado, através de famílias de acolhimento que proporcionem rotinas familiares.
A Valorpneu, um dos patrocinadores do passeio, vai aliar-se à iniciativa com lembranças para as crianças e jovens participantes.
O fora de estrada começa amanhã (sábado) e a caravana vai ter pela frente um percurso novo, que inclui a visita ao Solar do Queijo da Serra da Estrela, em Celorico da Beira.
Invasões francesas
O ponto alto desta edição será a degustação, no domingo, último dia do passeio, do famoso Bucho, que é um enchido típico da raia com uma história centenária. Preparado com carnes do osso, cabeça, rabo e orelha, este enchido é colocado no fumeiro com outros produtos endógenos desta região.
O almoço será antecedido da encenação das escaramuças de rua das invasões francesas no Quartel-General de Wellington.
A caravana vai, ainda, parar na Igreja Matriz da Aldeia Viçosa, uma das mais ricas igrejas do concelho da Guarda, seja pelo património edificado ou pelas peças de arte sacra que acolhe, destaca a pintura quinhentista "A Virgem, o Menino e Anjos Músicos" cuja autoria é atribuída à oficina Gão Vasco.
Por outro lado, dando seguimento às preocupações com a defesa do ambiente e a redução do impacto ambiental da caravana, todas as emissões de CO2 do Raid do Bucho e Outros Sabores serão compensadas e certificadas.
A JEEP será de novo a viatura oficial e todos os participantes que utilizem um modelo da marca receberão uma lembrança especial. O passeio terá, ainda, o apoio institucional da Junta de Freguesia da Freineda, das câmaras municipais da Guarda, Almeida e Celorico da Beira, do Turismo do Centro e o apoio da Valorpneu, Bridgestone, First Stop, SPAL e do Grupo IMB Hotéis.