A convite do Projeto Educativo Bicho Folha, de Matosinhos, o piloto João Rebelo Martins passou uma tarde com crianças do ensino pré-escolar, explicando o porquê de os pilotos usarem fato e capacete. Ainda houve tempo para uma visita à Garagem Aurora, onde se prepara Porsche para a competição.
Corpo do artigo
A dias de apresentar o seu projeto desportivo para este ano, João Rebelo Martins, piloto de Oliveira de Azeméis, além de explicar a necessidade de usar fato e capacete, levou as crianças a experimentar capacetes - o preferido foi o de rali, porque lhes permitia falar entre si -, e animou a tarde com histórias das corridas. No final, ofereceu maquetas de carros para colorirem.
Para Ana Ferreira, co-fundadora e responsável pela coordenação do Bicho Folha, a iniciativa enquadrou-se nos propósitos daquele projeto educativo pois “realizamos atividades e oficinas pedagógicas, com o objetivo de promover o desenvolvimento holístico de cada criança, integradas numa comunidade de famílias que partilham os mesmos princípios no que refere ao desenvolvimento na primeira infância".
Estas propostas pedagógicas são assentes em observações realizadas pela equipa a cada criança e ao grupo, por forma a providenciar "oportunidades de aprendizagem relevantes e intencionais, direcionadas a uma aprendizagem intrínseca e que permita o desenvolvimento holístico”.
Fruto do interesse no Faísca Mcqueen, as crianças estão a construir um carrinho de rolamentos e foram à Garagem Aurora, onde puderam ver e ouvir os magníficos Porsche que honram o legado do mestre Eduardo Santos.
“Foi com um gosto muito grande que estive no Bicho Folha, porque falar de corridas é sempre um prazer, acrescido quando se trata de crianças que, certamente, nunca viram uma corrida, mas, que devido aos desenhos animados, aos brinquedos, adoram este desporto e todo o colorido dos automóveis”, referiu João Rebelo Martins.