O Perlim, parque temático natalício que decorre entre 25 de novembro e 30 de dezembro na Quinta e envolvente do Castelo da Feira, conta, este ano, com uma iniciativa inédia que coloca crianças do Serviço de Pediatria do IPO do Porto a pintarem réplicas em cerâmica da "Fada Piri" que serão expostas durante o evento.
Corpo do artigo
A organização do Perlim, empresa Municipal Feira Viva e Câmara da Feira, explica que, através da pintura, as crianças vão expressar os seus sentimentos “sobre os superpoderes associados aos diferentes ciclos de tratamento do cancro infantil e às quatro estações do ano, tema central da 15ª edição de Perlim”.
O ex-líbris feirense será, por isso, “o local perfeito para acolher esta exposição de trabalhos feitos por crianças que, tendo sonhos e superpoderes como todas as outras, enfrentam desafios maiores para vencer a batalha do cancro infantil”.
Esta ação contempla ainda a captação de imagens do processo criativo e a recolha de testemunhos das crianças, equipa educativa e corpo clínico da Pediatria, para edição de um vídeo que acompanhará a exposição.
A visita de um grupo de crianças a Perlim, em dezembro, com passagem pela exposição no Castelo, marcará o fecho deste primeiro projeto colaborativo do Município com o IPO.
“A sensibilização para o cancro infantil, alicerçada nos superpoderes das crianças, assume particular relevância na missão de despertar consciências para uma realidade que também toca de forma expressiva o concelho de Santa Maria da Feira”, lembram os responsáveis pelo Perlim.
Entre 2018 e 2023, o IPO Porto registou 47 doentes oncológicos pediátricos residentes no território feirense. Em 2023, são 28 as crianças e jovens do concelho em seguimento no Instituto Português de Oncologia do Porto.