
Mais de uma centena de crianças entregou chupetas
Foto: Câmara Municipal de Santa Maria da Feira
Um total de 150 crianças entregaram a sua chupeta ao Pai Natal. A iniciativa aconteceu no parque temático natalício de Santa Maria da Feira, que encerra esta terça-feira. A novidade desta edição chama-se Guardião das Chupetas e transformou o momento do desmame num ritual de magia, coragem e encantamento, tornando-se uma das principais atrações do evento.
Sempre que o sino toca na Casa do Pai Natal, é sinal de que mais uma criança superou o desafio. Até ao final desta terça-feira, ainda há tempo para participar. O momento é vivido entre o Pai Natal e as suas ajudantes, que acompanham cada criança na difícil missão de dizer adeus à chupeta. Algumas chegam decididas, outras tomam a decisão no instante final, sempre de forma voluntária, depois da interação com personagens que dão significado ao gesto. "Muitas vezes, custa mais aos pais do que aos filhos", conta Andrea Carvalho, uma das ajudantes do Pai Natal, que admite já ter visto várias mães emocionadas, com lágrimas nos olhos, no momento da entrega.
Fernando Ferreira veste o fato de Pai Natal pelo segundo ano consecutivo em Perlim. Empresário do setor do calçado, em Oliveira de Azeméis, integra também um grupo de teatro amador e diz identificar-se profundamente com a magia do Natal vivida no evento de Santa Maria da Feira, razão pela qual continua a assumir o papel com entusiasmo e sentido de missão.
Avô, Fernando Ferreira defende a continuidade do projeto Guardião das Chupetas, recordando a dificuldade que foi o desmame da chupeta da neta. "Aqui em Perlim, é sempre um gesto voluntário, um incentivo para a criança e nunca uma obrigação ou um trauma", sublinha.
Tudo acontece num recanto da Lapónia de Perlim, no exterior do Castelo da Feira. Ali, as crianças entregam o seu primeiro tesouro ao Pai Natal, guardião da magia e dos sonhos impossíveis. Cada chupeta é depois transportada pelos elfos e colocada no Carrossel das Chupetas, onde se transforma "numa cintilante estrela que ilumina os céus de Santa Maria da Feira durante toda a quadra natalícia".
