Um incêndio num quadro elétrico da Escola Básica de Santigo, em Castelo Branco, obrigou a retirar as crianças, mas apenas por precaução.
Corpo do artigo
O alerta de incêndio foi dado pouco depois das 13 horas desta quinta-feira. Uma alegada sobrecarga do quadro onde estão ligados os painéis fotovoltaicos incendiou-se, mas as chamas ficaram confinadas à divisão onde está este equipamento, no piso superior do edifício.
A pronta resposta dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco levou a que a ocorrência fosse debelada em cerca de meia hora.
Ainda assim, as crianças foram levadas para a escola sede do Agrupamento Afonso de Paiva, na rua atrás da EB de Santiago, onde os pais as foram recolher durante a tarde.
Luís Santos, diretor do Agrupamento, explicou que “foi mais o susto”, porque “o incêndio foi controlado rapidamente. A escola foi evacuada por precaução, mas este incidente veio comprovar que os exercícios de simulacro que são feitos com regularidade dão frutos, pois funcionários e crianças saíram ordeiramente, dirigindo-se ao ponto de encontro, tendo a evacuação decorrido sem sobressaltos”.
Para amanhã, “prevê-se que o dia de aulas decorra normalmente, pois apenas o acesso ao piso superior ficou condicionado enquanto decorrem as perícias, mas no piso térreo as atividades letivas vão decorrer com normalidade”.