Trinta quadros de grande dimensão, pintados por jovens artistas, embelezam a Estrada Nacional 10 (EN 10), nas Paivas, concelho do Seixal. O Drive In Art 2009 vai estar patente até 31 de Dezembro. Objectivo: aproximar as pessoas da arte.
Corpo do artigo
"É uma forma de a arte sair à rua e de ir ter com as pessoas na via pública", diz a vereadora da Cultura da Câmara local. Paula Santos destaca o facto de se tratar também de uma oportunidade única para a juventude. "Permite dar a conhecer e abrir portas para que os jovens artistas apresentem os seus trabalhos publicamente", considera, frisando que a oitava edição do evento, bienal, recebeu 35 trabalhos de 23 concorrentes, entre 16 e 29 anos, tendo sido seleccionadas 30 obras.
Os quadros em exposição têm 2 por 1,85 metros, dimensões que permitem a quem passa de automóvel por aquele troço da Nacional 10 apreciar as obras sem ter de parar a viatura. "É uma exposição de grande formato, que embeleza também o nosso espaço público e uma via estruturante do concelho", defende a vereadora.
Tal como em anos anteriores, as telas apresentadas são diversificadas. A mostra prima pela criatividade dos jovens participantes, uns com formação na área, outros com objectivo de fazer carreira, outros ainda simplesmente com gosto pela pintura.
"O tema é livre. É a criatividade individual de cada um, quer o tema, quer a técnica utilizada", refere Paula Santos, para quem o investimento no projecto é irrelevante: "O principal esforço é feito nos materiais cedidos aos artistas para executar os quadros". Quando a exposição chegar ao fim, a Câmara do Seixal recolhe as obras de arte e reutiliza-as para decorar espaços municipais.
O Drive In Art está aberto a jovens de todo o distrito de Setúbal. Contudo, a maioria dos participantes na edição deste ano reside no concelho do Seixal. Entre os 23 artistas, figuram apenas dois oriundos do concelho de Sesimbra e um do concelho de Almada.