A criminalidade geral, violenta e grave no Alto Minho registaram uma tendência decrescente em 2022.
Corpo do artigo
A informação foi divulgada esta segunda-feira pelo Comando Distrital de Viana do Castelo da Polícia de Segurança Pública (PSP), no âmbito das comemorações do 147º aniversário.
Num comunicado de imprensa a propósito da efeméride que se assinala amanhã, o comando divulgou os resultados operacionais relativos ao ano passado.
Destaca o registo de 112 detenções por condução de veículo com taxa de alcoolémia igual ou superior a 1,2gr/l, e 45 por condução sem habilitação legal.
Informa ainda que foram detidas 19 pessoas por tráfico de estupefacientes, seis por desobediência e três por violência doméstica contra cônjuge ou análogos. No total, foram cumpridos 30 mandados judiciais de detenção.
"Fruto da atividade operacional realizada por este Comando Distrital no ano de 2022, verifica-se uma tendência decrescente da criminalidade geral e da criminalidade violenta e grave", considera a PSP, indicando ainda que, no âmbito da sensibilização, além de operações gerais, foram também efetuadas "176 ações junto da população e 1088 contactos individuais de prevenção criminal".
A 18 de julho de 1876, foi criado um Corpo de Polícia Civil de Viana do Castelo, hoje Comando Distrital da PSP, composto por duas esquadras localizadas em Viana do Castelo e Ponte de Lima.
Na esquadra com sede na capital de distrito, estão instaladas policias de Investigação Criminal, de Intervenção e Fiscalização Policial e de Trânsito.
Durante o ano de 2022, foram efetuadas diversas operações de sensibilização à população em geral pelas Subunidades deste Comando Distrital, bem como operações conjuntas com diversas entidades (Autoridade Tributária e Aduaneira e Autoridade de Segurança Alimentar e Económica).