Estrutura é cada vez mais reconhecida comoalternativa e urge agora aprofundar laços com Espanha.
Corpo do artigo
Apesar da crise e da descida global de 20% no transporte de contentores no último ano, o porto de Sines deverá aumentar este ano cerca de 10% do volume de contentores transitados, acreditam os responsáveis.
"As vantagens comparativas de Sines são fortes e permitem um realinhamento das redes logísticas para utilizar o nosso porto", disse à Lusa Jorge D'Almeida, director-geral da PSA Sines, a empresa com o contrato de concessão para a operação dos terminais do Porto de Sines.
Uma opinião defendida também por Lídia Sequeira, presidente do conselho de administração do Porto de Sines que, em entrevista à Lusa, destacou o facto do Porto de Sines ser já "porto mãe que serve todos os portos do Norte de Espanha".
A Sines chegam já grandes frotas de várias partes do globo, incluindo rotas transatlânticas que incluem dois serviços semanais dos Estados Unidos e um serviço semanal do Far East. Esta situação leva a que Sines seja cada vez mais reconhecido como uma alternativa tanto pelo Norte de Espanha como pelas regiões da Extremadura e da Andaluzia, sendo agora importante "conquistar o coração de Madrid".
"Há um claro interesse em Espanha em aprofundar os laços com o porto de Sines", disse, referindo-se às vantagens comparativas da zona, incluindo o facto de ser já "a maior plataforma ferroviária de Portugal".
Além da ligação ferroviária directa, o trabalho de "grande eficiência" em Sines, a expansão e crescimento do tráfego transatlântico e a "grande paz laboral" do porto, são outras mais-valias .
Sines tem registado crescimentos médios anuais de 87% nos movimentos de contentores, que passaram de 19 mil TEU (unidade de medida de contentores) para 233 mil em 2008.
Essa capacidade será progressivamente ampliada, dos actuais 430 mil TEU para uma capacidade de 800 mil (no fim da segunda fase de expansão) e até um valor máximo de 1,4 milhões TEU.
"É o único porto em Portugal que concorre no mercado de águas profundas com o da Liscont no porto de Lisboa. Este ano ultrapassámos já o porto de Lisboa, o maior porto de águas profundas em Portugal", conclui Lídia Sequeira.